Vila da Terra

Construída na Fazenda Palacete, em São João da Barra, a Vila da Terra é um programa de reassentamento rural que atende as famílias (elegíveis ao programa) desapropriadas pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro para construção do Distrito Industrial de São João da Barra – em desenvolvimento pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – CODIN e segue os padrões do IFC para reassentamentos rurais.

Com área mínima de 2 hectares, cada propriedade conta com uma casa com medidas entre 68 e 109 m², com dois, três ou até quatro quartos. A Vila da Terra possui 53 residências, todas equipadas com máquina de lavar, televisor, geladeira, fogão e computador, além dos móveis de sala, quartos e armários de cozinha. Atualmente 53 famílias moram na Vila da Terra. Todas as propriedades são entregues preparadas para cultivo, com o solo tratado e adubado. Uma associação de moradores e produtores da Vila da Terra está em processo de criação.

Em parceria com a UFRRJ, o Porto do Açu doou cerca de 130 mil mudas de 16 espécies diferentes, entre nativas e frutíferas. A iniciativa gera outra fonte de renda aos moradores da Vila da Terra, já que eles vão poder explorar comercialmente as árvores frutíferas. Além disso, a área possui iluminação pública, rede de esgoto, ruas pavimentadas, quadra esportiva. Atualmente, um Centro de Desenvolvimento Comunitário está em processo de implantação.

Programas de monitoramento social e apoio agrícola estão atualmente em curso na Vila da Terra.