Granel Sólido
Início » Granel Sólido
O Porto do Açu movimenta uma
variedade de cargas sólidas
Terminal Multicargas (T-Mult)
Terminal multi-propósito que oferece soluções integradas e possui um calado de 13,1m
capaz de receber navios Panamax.
O terminal movimenta mais de 10 tipos de cargas sólidas incluindo fertilizantes, cobre, concentrado de lítio, ferro gusa, sucata, bauxita, entre outros granéis sólidos.
Com um pátio pavimentado de mais de 35.000m², o terminal opera 24/7 e é diretamente administrado pela Porto do Açu Operações. O T-Mult é mais do que um terminal de carga e descarga, já que também oferece serviços adicionais de apoio às embarcações.
Para atender à crescente demanda, o T-Mult realizou expansões, como a implementação de um armazém para cargas especiais de 5.600m², que permitiu colocar o Rio de Janeiro no mapa da logística de fertilizantes.
O T-Mult está expandindo ainda mais com a duplicação da área alfandegada para 360.000m² e a inauguração de dois novos armazéns cobertos, um com 6.800m² dedicado às operações de um mineral estratégico da transição energética, o concentrado de cobre, e o outro com 7.600m² com potencial para atender diversas cargas, como zinco, lítio, fertilizantes, trigo, soja, açúcar, sal e produtos siderúrgicos especiais.
Terminal de Minério
O Porto do Açu também abriga o 3º maior terminal privado de minério de ferro do país, o Terminal de Minério de Ferro da Ferroport, que já movimentou mais de 100 milhões de toneladas desde o início das suas atividades, em 2014.
O minério de ferro é transportado através de 529 km de mineroduto que liga Minas Gerais ao Porto do Açu, onde é filtrado, carregado no navio e enviado para todo o mundo, em um terminal com 20,5m de profundidade, capaz de receber navios Suezmax.