Indústrias de Baixo Carbono
Início » Indústrias de Baixo Carbono
das cadeias industriais globais
O Porto do Açu é o hub ideal para a energia renovável, a produção de hidrogênio e o consumo industrial, dentro ou próximo ao porto.
Como um ativo codesenvolvedor, o Porto do Açu já avalia ou desenvolve projetos renováveis com grandes players, tais como um parque solar fotovoltaico, bases industriais e logísticas para eólica offshore, além de plantas de hidrogênio verde, que poderão fornecer localmente à indústria doméstica e exportar para regiões como os EUA e Europa. O porto está próximo de um hotspot nacional de geração de energia eólica offshore e pode apoiar toda a cadeia de energias renováveis.
Além disso, o porto está próximo de áreas potenciais para desenvolvimento e cultivo de biomassas que podem ser utilizadas na geração de biogás e biocombustíveis.
A estratégia do Porto de Açu visa acelerar a descarbonização das cadeias de valor hard-to-abate, tais como as indústrias siderúrgica, química e cimenteira, responsáveis por cerca de 90% das emissões mundiais de gases de efeito de estufa.
A energia renovável e o desenvolvimento do hidrogênio de baixo carbono estarão disponíveis para o consumo das novas indústrias do Açu, incluindo a indústria de fertilizantes, derivados químicos do hidrogênio e uma planta de HBI para o setor siderúrgico.