Granel Sólido - Porto do Açu

Granel Sólido

O Porto do Açu movimenta uma
variedade de cargas sólidas

Terminal Multicargas (T-Mult)

Terminal multi-propósito que oferece soluções integradas e possui um calado de 13,1m
capaz de receber navios Panamax.

O terminal movimenta mais de 10 tipos de cargas sólidas incluindo fertilizantes, cobre, concentrado de lítio, ferro gusasucata, bauxita, entre outros granéis sólidos.

Com um pátio pavimentado de mais de 35.000m², o terminal opera 24/7 e é diretamente administrado pela Porto do Açu Operações. O T-Mult é mais do que um terminal de carga e descarga, já que também oferece serviços adicionais de apoio às embarcações.

Para atender à crescente demanda, o T-Mult realizou expansões, como a implementação de um armazém para cargas especiais de 5.600m², que permitiu colocar o Rio de Janeiro no mapa da logística de fertilizantes.

O T-Mult está expandindo ainda mais com a duplicação da área alfandegada para 360.000m² e a inauguração de dois novos armazéns cobertos, um com 6.800m² dedicado às operações de um mineral estratégico da transição energética, o concentrado de cobre, e o outro com 7.600m² com potencial para atender diversas cargas, como zinco, lítio, fertilizantes, trigo, soja, açúcar, sal e produtos siderúrgicos especiais.

Contate nosso especialista:

José Lucas Moreira | Comercial - T-Mult

Terminal de Minério

O Porto do Açu também abriga o 3º maior terminal privado de minério de ferro do país, o Terminal de Minério de Ferro da Ferroport, que já movimentou mais de 100 milhões de toneladas desde o início das suas atividades, em 2014. 

O minério de ferro é transportado através de 529 km de mineroduto que liga Minas Gerais ao Porto do Açu, onde é filtrado, carregado no navio e enviado para todo o mundo, em um terminal com 20,5m de profundidade, capaz de receber navios Suezmax.