Ética e Integridade - Porto do Açu

Ética e Integridade

Ética e integridade conduzem o nosso dia a dia
e permeiam tudo o que fazemos

O nosso modelo de governança é alicerçado em princípios éticos, de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, em linha com práticas reconhecidas de mercado, como as determinações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Acreditamos que assim contribuímos para a construção de negócios justos e sustentáveis em prol de um mercado eficiente e íntegro. Essa é a forma da Porto do Açu conduzir negócios.

Planejamento para gerenciar riscos

O processo de gestão de riscos está estruturado de acordo com as diretrizes da ISO 31000, que estabelece princípios e orientações sobre gestão de riscos, e do COSO Enterprise Risk Management, modelo internacional que orienta as organizações quanto a princípios e melhores práticas de controle interno, de forma a garantir a sua máxima efetividade.

Os riscos identificados são revisados periodicamente: os resultados dos ciclos de revisão são submetidos ao Conselho de Administração, para realizar acompanhamento dos riscos e das deliberações necessárias, o que inclui a determinação de ações e direcionamento de estratégias de redução de riscos (mitigação).

Canal de Denúncias

Quaisquer atitudes que violem as determinações do Código de Conduta e Anticorrupção da Companhia e a legislação vigente poderão ser reportadas pelo Canal de Denúncias, uma plataforma segura e confidencial, disponível para colaboradores e o público em geral, com garantia de anonimato, se assim o denunciante desejar.

Estrutura de Governança

O nosso modelo de governança é alicerçado em princípios éticos, de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, em linha com práticas reconhecidas de mercado, como as determinações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Programa de Compliance

É nosso compromisso inegociável atuar de forma ética e íntegra, em conformidade com a legislação e os regulamentos aplicáveis. Seguimos um estruturado Programa de Compliance desenvolvido pela nossa acionista, a Prumo Logística S.A., para prevenir, identificar e mitigar possíveis irregularidades e desvios de conduta e disseminar altos padrões de conduta ética. Para tanto, o Programa é baseado em quatro pilares de atuação: prevenção, identificação, resposta e aprimoramento.

Porto do Açu

Na construção de negócios justos e sustentáveis, contamos com uma série de ações e ferramentas que nos auxiliam a promover ambiente ético e íntegro, como o Código de Conduta e Anticorrupção, que orientam todas as relações e formalizam as diretrizes principais a serem observadas na condução de nossas atividades e o Canal de Denúncias, para a comunicação de quaisquer violações das determinações do Código e da legislação vigente. O Canal de Denúncias é uma plataforma segura e confidencial, disponível 24h por dia (em todos os dias da semana) para colaboradores e o público em geral, com garantia de anonimato, se assim o denunciante desejar.